Estabelecer uma proximidade saudável com o seu cliente é a melhor forma de garantir que tudo correrá bem ao longo do ciclo dele em sua empresa. Quando demonstramos que ele é importante e que estamos acompanhando seu negócio bem de perto, acabamos criando uma excelente conexão. 

Ser respeitoso e educado é o mínimo para que qualquer relação seja saudável, mas há diversos fatores que influenciam esse relacionamento entre cliente e CS, e o principal deles acredito que seja a humanização. Sempre devemos lembrar de nos colocarmos no lugar dos nossos clientes, pensar em suas frustrações e desafios.

Ter dinamismo e jogo de cintura para resolver as dores dos nossos clientes é algo fundamental. Por isso, devemos focar em saber falar e principalmente, ouvi-los com sensibilidade. O CS deve aproveitar esse momento de interação para tirar insights e percepções que antes ele não tinha.

Outro fator importante para essa boa relação acontecer, é o profissional de CS ser alguém despachado, ser bom de conversa e não levar os problemas dos clientes para o lado pessoal. Para isso funcionar devemos sempre ser sinceros e em hipótese alguma mentir para os clientes. Caso te façam algum questionamento que você não saiba responder, peça um instante e diga que buscará ajuda. Isso não é errado! 

Manter esse relacionamento da forma mais transparente possível é fundamental para que ambos os lados se ajudem. Seu cliente precisa dizer o que realmente acha de você, do seu trabalho, o que está funcionando e principalmente o que não está. Assim, podemos avaliar cada feedback recebido e utilizá-los para melhorar os pontos abordados como falhos e manter o que temos feito para os olhos dos clientes brilharem. 

Portanto é preciso ter comunicação, atenção e principalmente dedicação, pois cada cliente é diferente e todo atendimento também deve ser.