Estas 4 letras representam 4 palavras que traduzidas para o português são: Produto, Preço, Praça e Promoção. Se esses pilares estiverem em harmonia, é sua chance de influenciar e conquistar o seu público.

O primeiro P é Produto 
É literalmente aquilo que você está disponibilizando para seu consumidor. Pode ser físico ou serviço. Lembre-se, você tem sempre que buscar melhorar seus produtos/serviços. Questione-se: Quais características são relevantes? Como meu produto resolve a dor do meu cliente? Como ele se diferencia do concorrente?

Já o segundo P é Preço 
Ele representa o valor que será cobrado pela solução que você oferece. Quando se fala em preço, não fique atento só a quanto custa, mas sim quanto vale. É preciso gerar percepção de valor. Perguntas importantes a se fazer sobre este ponto: Quais os custos de produção/operação para manter seu negócio? Quais as formas de pagamento? Qual a margem de lucro? Qual o preço do concorrente? Qual valor minha marca tem?

O terceiro P é Praça 
Ele vem da tradução de PLACEMENT, que em uma tradução livre pode ser entendido como colocação no mercado, ou seja, como o cliente chega à você, seus produtos e serviços. Mas de nada adianta ter uma linda vitrine se não há público. Por isso, se questione: Onde meu público está? Onde ele costuma procurar por seus produtos/serviços? Ele tem hábitos de consumo na minha praça?

O último P significa Promoção 
É importante frisar que ele não está relacionado a desconto, mas sim promover/divulgar o produto. Você mostra para o público soluções para as necessidades e desejos que eles possuem através dos seus produtos/serviços. Para responder o último P você deve observar: Quais os canais de comunicação mais adequado para quem vai consumir seu conteúdo? A linguagem de comunicação vai ser formal ou informal? Será que quem vai comprar, vai ser quem vai usar?

E agora, ficou mais fácil de entender os 4 pilares para alavancar seu negócio?